Bem vindo à INEAMG

O Crea-MG promoveu, na quinta-feira (13/11), em Belo Horizonte, o Seminário “Desafios para a Gestão e Regulação dos Resíduos de Serviços de Saúde e da Construção Civil”. Profissionais do Sistema Confea/Crea, gestores públicos, representantes de prefeituras, associações de catadores e especialistas em meio ambiente discutiram caminhos para melhorar a gestão e a regulação dos resíduos em Minas Gerais.
A iniciativa foi do Grupo de Trabalho (GT) Regulação dos Resíduos de Serviços de Saúde e da Construção Civil do Crea-MG. A coordenadora do GT, engenheira civil Izabela Reis, ressaltou a necessidade de discutir os desafios para a gestão desses resíduos.
"É importante essa abordagem porque precisamos de uma regulação eficiente para controle e fiscalização desses resíduos que agridem tanto o meio ambiente”, afirmou.
A engenheira civil e sanitarista Maria Esther Castro, que faz parte do GT, complementou que um dos maiores entraves para o avanço da gestão de resíduos.
“As prefeituras precisam estruturar a gestão e contratar empresas responsáveis pela coleta, tratamento e destinação final desses materiais”, explicou.
De acordo com o diretor Técnico e de Fiscalização do Crea-MG, engenheiro mecânico Waldimir Teles Filho, que esteve na mesa de abertura, o debate amplia o diálogo técnico e institucional sobre o tema, fortalece a fiscalização e incentiva práticas sustentáveis e seguras na gestão de resíduos no estado.
“O tema que nos reúne hoje é central para o desenvolvimento sustentável e exige integração entre diferentes setores da sociedade. O Crea-MG atua para promover esse diálogo e incentivar práticas mais seguras e eficientes”, disse.